Cronograma de Submissão de Resumos, Trabalhos Completos e Resumo de Pôster

AtividadesDatas
Submissão de resumos para GT’sAté 05/02/2024
Submissão de resumos para PôsterAté 05/02/204
Divulgação do resultado dos resumos aprovados para GTs29/02/2024
Divulgação do resultado dos resumos aprovados para Pôster29/02/2024
Divulgação da Programação dos GT’s e Pôsteres no site01/03/2024
Prazo para envio do artigo completo10/04/2024
Apresentação de trabalhos nos GT’s24 à 26/04/2024

GRUPOS DE TRABALHO

O V SIALAT contém em sua programação, a realização de 8 Grupos de Trabalho
temáticos como um espaço de troca de experiências, resultados de pesquisa e diálogo
entre pesquisadores de diferentes formações, países, regiões e instituições. Espaço ainda
para reflexão sobre metodologias, novas abordagens e procedimentos de pesquisa, e de
participação no campo da ação coletiva.
O exercício da crítica é parte do conhecimento e uma das principais maneiras de avançar
no debate das ciências sociais e no conhecimento de nossas sociedades
latinoamericanas e caribenhas atravessadas de multiculturalidade e de expressões
diversas de pensar e de construir utopias.

GT 01 – Democracia e conjuntura política na América Latina e Caribe 
GT 02 – Desenvolvimento, desigualdade social e cidades latino-americano. 
GT 03 – Pensamento social, utopias e epistemologias na América Latina e Caribe 
GT 04 – Movimentos sociais e étnico-territoriais e levantes na América Latina e Caribe 
GT 05 – Modelo neoextrativista, mega-projetos e economia de commodities na América Latina e Caribe 
GT 06 – Agriculturas familiares, cultura e ancestralidade, commons e o Bem Viver na América Latina e Caribe 
GT 07 – Emergências climáticas, ecologia política e desenvolvimento sustentável
GT 08 – Racismos, colonialismos, patriarcado e diásporas na história presente da América Latina e do Caribe


SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Observações gerais:

O primeiro passo para a submissão de propostas aos Grupos de Trabalho do 5º SIALAT é o envio de resumos. Nesta edição o evento possui duas modalidades para a apresentação de trabalhos: 1) Comunicação Oral (resumos e trabalhos completos) e 2) Sessão de Pôster

Confira abaixo os detalhes de cada modalidade:

1) Comunicação Oral (Apresentação de trabalhos completos)

Regras de Participação

• A Comunicação Oral (apresentação de trabalhos completos) é destinada para a participação de graduados(as), pós-graduados (as) e estudantes da pós-graduação.
• Os resumos aprovados nesta modalidade terão suas versões completas publicadas nos Anais do Evento com a ISBN da Editora NAEA/UFPA.
• Para participar os(as) interessados(as) devem enviar seus resumos. Mais a frente em “Modelo e regras para o resumo” é possível acessar o template e as especificações para a elaboração deste material.
• Cada trabalho poderá ter até, no máximo, 4 (quatro) autores, sendo que o/a autor/a principal deverá, obrigatoriamente, ter a titulação mínima de graduação completa.
• Em caso de trabalhos com mais de um autor, é obrigatório que todos os autores do trabalho inscrevam ao V SIALAT.
• Para apresentar o trabalho aprovado e garantir sua publicação nos Anais é necessário pelo menos um dos autores ter pago a inscrição.
• As comunicações orais serão apresentadas em sessões previamente organizadas pelos coordenadores de GTs (de acordo com programação a ser disponibilizada neste site);
• A apresentação do trabalho NÃO poderá ser feita por co-autores que não possuam graduação completa, ou que não estejam listados na autoria do trabalho.

OBS: Dúvidas e casos omissos, entre em contato pelo seguinte e-mail: resumos5sialat2024@gmail.com

Autoria

• Cada participante poderá submeter até 3 (três) trabalhos
• É permitido a primeira autoria de até 2 (dois) trabalhos em caso de submissão para GTs diferentes
• Em caso de submissão de resumos no mesmo GT, é permitida a primeira autoria de apenas 1 (um) trabalho. Dessa forma, os demais trabalhos quando apresentados no mesmo GT devem ser como co-autoria

MODELO E REGRAS PARA TRABALHOS COMPLETOS

• Após a aprovação do resumo pelos Coordenadores dos GTs cada autor deverá encaminhar seu artigo completo que será disponibiizado na página eletrônica do 5º SIALAT, única e exclusivamente, para o endereço de e-mail: resumos5sialat2024@gmail.com até 30 de março de 2024. O encontro não se responsabilizará por trabalhos enviados para outro endereço que não seja este, e nem fora do prazo estipulado;
• Os trabalhos completos (artigos) devem ser enviados em arquivo Word for Windows, com extensão .doc ou .docx.
• No ato do envio do trabalho completo, favor colocar no “Assunto” do e-mail o número e o nome do Grupo de Trabalho (GT) ao qual enviou seu resumo aprovado.
• Não serão aceitos trabalhos que requeiram softwares não contidos no Microsoft Office para sua completa visualização.
• Somente serão aceitos trabalhos com redação e ortografia adequadas, pois a versão enviada irá para os Anais, não podendo haver alterações posteriores.
• Serão aceitos trabalhos submetidos em português, espanhol, inglês e francês.
• O nome do arquivo deve conter as orientações do exemplo abaixo, considerando o GT no qual o trabalho foi aprovado, e sobrenome do primeiro autor: Ex: GT 01_FERREIRA
• A primeira folha do artigo deve conter:
– Cabeçalho com logo do evento (de acordo com modelo – template – disponível abaixo), mas apenas na primeira página do artigo;
– Nome do GT, em caixa baixa, negrito, centralizado, fonte arial 12;
– Título do trabalho em caixa alta, centralizado, fonte arial 12;
– Nome do(s) autor(es), seguido de sigla da instituição (entre parêntese, em caixa alta), alinhado à direita, fonte arial 11;
– Inserir nota de rodapé para cada autor, informando nome da instituição por extenso e email.
– Resumo do trabalho, com até 250 palavras, fonte arial 11, em um único parágrafo, no mesmo idioma do trabalho.
– Palavras-chave: número máximo de 5.
– Após estas informações, iniciar o texto, na mesma folha.

Demais regras

– O trabalho deve conter de 10 a 20 folhas, já com a bibliografia e todo tipo de imagens, tabelas ou gráficos, e demais recursos utilizados. Páginas que excedam ao número máximo permitido serão automaticamente suprimidas.
– Tamanho do papel: A4;
– Margens: superior = 2.5 /inferior = 2.5 / laterais = 2.5;
– As folhas devem ser numeradas;
– Fonte: arial 11, com parágrafo justificado;
– Espaçamento entre linhas de 1,5
– Deslocamento do parágrafo (recuo) 1,5cm;
– Notas de rodapé: Arial 9, parágrafo justificado;
– Tamanho máximo do arquivo: 3 MB
– Casos omissos sobre formatação, ver normas da ABNT.

2) Sessão de Pôster

Regras de Participação

• A Sessão de Pôsteres é destinada aos estudantes da graduação
• Para participar os(as) interessados(as) devem enviar seus resumos. Mais a frente em “Modelo e regras para o resumo” é possível acessar o template e as especificações para a elaboração deste material.
• Cada trabalho poderá ter até, no máximo, 4 (quatro) autores
• É obrigatório que o(a) primeiro(a) autor(a) seja da graduação

Apresentação de Pôster

• Os trabalhos aprovados serão apresentados presencialmente durante os dias do Seminário na forma de pôsteres.
• A apresentação dos pôsteres devem ocorrer nos dias e horários a serem informados pela Comissão Organizadora

Os pôsters devem seguir as seguintes especificações:

• Largura:0,90m
• Altura: 1,20m
• Possuir título do trabalho (idêntico ao da proposta apresentada)
• Nome dos autor(es) e suas instituições
• Nome do(a) orientador(a)
• Agência de fomento da pesquisa (se houver)
• Objeto (visão geral sobre o assunto com definição do objeto) e objetivos do trabalho metodologia (apresentação dos procedimentos metodológicos adotados);
• Resultados obtidos;
• Referências bibliográficas.
• É permitida também a utilização de figuras, tabelas, fotos, gráficos e esquemas possíveis, além do texto de comunicação.

MODELO E REGRAS PARA O RESUMO

Para submeter os trabalhos a serem apresentados nos GTs do 5º SIALAT o participante deverá enviar um resumo (em português, espanhol, inglês ou francês), contendo até 500 palavras, para o seguinte e-mail: resumos5sialat2024@gmail.com

ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO E-MAIL:

1- Identifique no “Assunto’ do e-mail a modalidade a que está submetendo o resumo, se “Comunicação Oral” ou “Sessão de Poster”;
2- Atente-se para a forma como deve nomear o arquivo do resumo, indicado no template;
3 – O documento DEVE SER ENVIADO NO FORMATO Microsoft Word (doc ou docx).

O resumo deve conter:

– Título;
– Principais elementos teóricos e metodológicos do trabalho;
– Em que consiste a análise, resultado de pesquisa ou debate principal.
– Palavras-chave

As regras de formatação encontram-se no template do resumo.

4 – No corpo do texto indique:

– Nome do GT:
– Nome do Trabalho:
– Nome de cada autor(a), seguido de instituição (entre parênteses).

Baixe aqui o template para Comunicação Oral

Baixe aqui o template para Sessão de Pôster