CIRCULAR 3

Devido a pedidos,sobretudo de colegas de outros países, o prazo para Submissão de Resumos foi estendido para 5 de fevereiro de 2024.

A resposta tem sido muito positiva na submissão de resumos para os Grupos de Trabalho e para as Sessões de Pôsteres ao 5o Seminário Internacional América Latina e
Caribe: conflitos e políticas contemporâneas – SIALAT – ABYA AYLA.

Entre os dias 24 e 26 de abril de 2024 estaremos em Belém. Esse evento tem importância pelo intercâmbio internacional e nacional que potencializa, pela oportunidade de conhecer os resultados de pesquisa e as experiências acadêmicas de diferentes países da América Latina e do Caribe.

É a quinta edição desse evento promovido pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, NAEA, conjuntamente com outros PPGs da UFPA e inúmeros parceiros nacionais e
Internacionais que tem em seus Institutos ou Centros Latinoamericanos e Caribenhos seu potencial de formação, pesquisa e produção científica.

Além de Grupos de Trabalho, conta com Conferências, Mesas Redondas, Oficinas e MiniCursos articulados no tema: multi-sócio-diversidade, epistemologias e utopias.

Venha compartilhar conosco desse encontro.

Comissão Organizadora
V SIALAT ABYA YALA
As inscrições podem ser feitas no site:
https://sialat2024.com.br

Acompanhe pelo Instagram: @sialatufpa
O evento será transmitido também pelo canal oficial do NAEA
https://www.youtube.com/@NaeaUFPAOficial

CIRCULAR 3 – PT / ES / EN / FR

CIRCULAR 2

O V Seminário Internacional América Latina e Caribe: conflitos e políticas contemporâneas – SIALAT – ABYA AYLA, ocorrerá proximamente, de 24 a 26 de abril de 2024, em Belém.

Informamos que está aberta a submissão de resumos para Grupos de Trabalho e Pósteres até o dia 31 de janeiro de 2024. Igual às edições anteriores, haverá Anais com ISBN da Editora NAEA/UFPA.

Do evento-esquenta V SIALAT ABYA YALA, ocorrido de 18 a 20 de outubro em 2023, foram incorporadas temáticas emergentes na América Latina e no Caribe que tem a ver com o agravamento das conjunturas políticas, da ação e das dinâmicas econômicas globais e do aumento dos eventos climáticos extremos que abalaram a vida social nesses últimos anos. Isso tem exigido um pensar crítico e radical das ciências sociais comprometidas com o conhecimento e o compromisso da ciência com o esclarecimento. Desta forma novas questões e reflexões serão objeto de exame nas Conferências e Mesas Redondas do 5o SIALAT ABYA YALA.

Este evento chega a sua quinta edição promovido pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos NAEA-Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, da Universidade Federal do Pará, conjuntamente com inúmeros parceiros nacionais e Internacionais.

O tema central tratará da multi diversidade do mundo, de epistemologias e utopias. Uma reflexão de base a partir dos territórios que estão sendo transformados ao longo da América Latina e do Caribe, de antigas e novas diásporas e das construções epistemológicas como processos cognitivos de ver o mundo, de nele existir, re-existir e o transformar.

Assim, fazemos a convocação para compartilhar conosco desse momento ímpar de pensar-sentir a América Latina e o Caribe.

Edna Castro

Coordenadora do V SIALAT ABYA YALA

CIRCULAR 2 – PT / ES / EN / FR

CIRCULAR 1

Informamos a abertura do site do V Seminário Internacional América Latina e Caribe: conflitos e políticas contemporâneas – V SIALAT – que ocorrerá em Belém e promovido pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos/NAEA e seu Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, da Universidade Federal do Pará/UFPA.

Nesta edição, o tema central será Multi-sócio-diversidade, pensamento crítico e utopias. Esperamos poder refletir a partir das vivências e das construções teóricas de caráter coletivo, intercultural e transdisciplinar.

Ele ocorrerá em dois momentos, sendo uma etapa preparatória com atividades programadas para os dias 18 e 19 de outubro de 2023 e como um esquenta SIALAT.

O V SIALAT ocorrerá nos dias 24 à 26 de abril de 2024, quando irão se reunir os Grupos de Trabalho além de Conferências, Mesas Redondas, Mini Cursos, Lançamento de Livros e Programação Cultural.

Participamos assim da retornada das atividades presenciais depois dos impasses dolorosos da crise sanitária com a pandemia da Covid–19 que nos atingiu a todos no planeta. À crise sanitária soma-se outras crises contemporâneas com desdobramentos terríveis nos países da América Latina e do Caribe agravando, ainda mais, os problemas estruturais como a exclusão social, o racismo, a desigualdade, a violência e a degradação ambiental impondo novos desafios que nos cabe analisar e contribuir com as políticas de reparação. Impõe-se como chave a intolerância aos processos de acumulação e concentração de riqueza, ao saque de recursos naturais e outros itens causadores do aquecimento global e de intensificação de eventos extremos. Cabe, portanto, em particular direcionar o olhar sobre processos emergentes que permitam a construção de insurgências e utopias. 

Comissão Organizadora