O V Seminário Internacional América Latina e Caribe: conflitos e políticas contemporâneas – V SIALAT – que ocorrerá em Belém em Outubro de 2023 e Março de 2024, é um evento acadêmico internacional sobre pesquisas multidisciplinares sobre as políticas e conflitos da América Latina, sendo promovido pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos/NAEA e seu Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, da Universidade Federal do Pará/UFPA, sob Coordenação Geral da Professora Doutora Edna Castro.
Nesta edição, o tema central será Multi-sócio-diversidade, pensamento crítico e utopias. Esperamos poder refletir a partir das vivências e das construções teóricas de caráter coletivo, intercultural e transdisciplinar.
Ele ocorrerá em dois momentos, sendo sua abertura com atividades programadas para os dias 18 e 19 de outubro de 2023 e como um esquenta SIALAT. O segundo momento ocorrerá nos dias 27, 28 e 29 de março de 2024, quando irão se reunir os Grupos de Trabalho além de Conferências, Mesas Redondas, Mini Cursos, Lançamento de Livros e Programação Cultural.
Participamos assim da retornada das atividades presenciais depois dos impasses dolorosos da crise sanitária com a pandemia da Covid–19 que nos atingiu a todos no planeta. À crise sanitária soma-se outras crises contemporâneas com desdobramentos terríveis nos países da América Latina e do Caribe agravando, ainda mais, os problemas estruturais como a exclusão social, o racismo, a desigualdade, a violência e a degradação ambiental impondo novos desafios que nos cabe analisar e contribuir com as políticas de reparação. Impõe-se como chave a intolerância aos processos de acumulação e concentração de riqueza, ao saque de recursos naturais e outros itens causadores do aquecimento global e de intensificação de eventos extremos. Cabe, portanto, em particular direcionar o olhar sobre processos emergentes que permitam a construção de insurgências e utopias.
Esperamos Você no V SIALAT!
Que bom! Estarmos vivenciando a chegada do V SIALAT. Momento de aprendizado e reflexão sobre Amazônia sua gente e sua importância para a vida!
Seja bem vindo Júlio!