Esta circular abre a quinta edição do Seminário Internacional América Latina e Caribe conflitos e políticas contemporâneas – V SIALAT – que ocorrerá em Belém e promovido pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos/NAEA e seu Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, da Universidade Federal do Pará/UFPA. As edições anteriores foram igualmente organizadas pelo Grupo de Pesquisa Estado, Trabalho, Território e Mercados Globalizados/ GETTAM, coordenado pela Professora Edna Castro.
Ele ocorrerá em dois momentos, sendo sua abertura com atividades programadas para os dias 18 e 19 de outubro de 2023 e como um esquenta SIALAT. O segundo momento ocorrerá nos dias 27, 28 e 29 de março de 2024, quando irão se reunir os Grupos de Trabalho além de Conferências, Mesas Redondas, Mini Cursos, Lançamento de Livros e Programação Cultural.
O objetivo do V SIALAT é abrir um espaço de debate sobre os processos políticos e sociais contemporâneos na América Latina e no Caribe. Aprofundar a análise sobre a produção de rupturas epistemológicas a partir da América Latina e do Caribe ressemantizando conceitos e perspectivas de análise e dos enfrentamentos políticos dos movimentos sociais. Nesse alinhamento, o tema do V SIALAT é Multi-sócio-diversidade, pensamento crítico e utopias.
A colaboração e a parceria de colegas e instituições são fundamentais. O V SALAT tem como parceiros o Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia/PPGSA, do IFCH, o Grupo de Pesquisa Sociedade, território e resistência/GESTERRA, do ICSA, o Instituto América Latina da UFRGS, a Universidade de la República (UDELAR/Uruguay), a Universidade de Cuenca/Equador, a Faculdades de Ciencias Sociales/FLACSO/Argentina, a Associação Latinoamericana de Sociologia/ALAS, a Sociedade Brasileira de Sociologia/SBS e o Conselho latinoamericano de Ciências Sociais/CLACSO.
Edna Castro